REGRAS

 

 

Posição do serviço e pontuação igual ao Padel e/ou Tenis

 

Serviço

Deve fazer com o pé, irá colocar a bola em jogo para iniciar cada ponto e têm as seguintes características:

  • O servidor deve ficar com os dois pés atrás da linha de serviço para a esquerda ou direita da extensão imaginária da linha da área de serviço. 

  • O servidor que iniciar deve fazer a bola bater dentro da mesma area. 

 

Serviço: deve-se bater a bola antes de chutá-la ao campo adversário

 

Volta do serviço, o “let”

Terá volta e se jogará o ponto novamente quando:

  • A bola servida toca a rede e logo bate na zona correta e não seja falta. 

  • Um serviço, certo ou faltoso, seja enviado quando o destinatário não esteja pronto.

Serviço que toca num jogador

  • Se, após a bola servida toca o destinatário ou o seu parceiro nos braços e/ou nas mãos antes ou depois de ter lançado com sucesso, o sacador ganha o ponto, exceto para o pé, tronco, pernas ou cabeça do destinatário para retornar em circunstâncias corretas. Se fosse assim, mas depois que a bola tenha tocado a rede será volta do saque.

 

Toques de cada lado, mínimo de 2 (dois) no máximo 3 (três)

 

Bola em jogo

A bola estará em jogo desde que se faça serviço e, exceto que se fale falta ou volta, permanecerá em jogo até que se decida o ponto. Durante este tempo, a bola é tocada alternadamente por um e outro jogador da mesma equipa no máximo de três toques, e um mínimo de dois. Se ambos os jogadores da mesma equipa tocar a bola de forma simultânea ou consecutivamente, será ilegal e perderá o ponto, depois da terceira jogada a bola deverá ser enviada para o campo adversário, onde a equipa adversária e também deverá tocar três vezes no máximo e mínimo de dois.

As paredes podem ser usadas para causar rebotes para o campo adversário com só um toque, desde que tenha batida na área de jogo ao ser devolvido o serviço e em todos os casos quando a bola está em jogo.

 

A devolução com um toque é permitido com uma prévia batida na parede do próprio campo

 

Devolução válida com um toque

O retorno com um toque é permitido dentro das regras, desde que antes de passar para o campo adversário à bola deverá tocar nas paredes laterais, ou seja, o jogador deverá fazer a sua jogada contra a parede antes de passar a rede para o campo adversário.

O voleio (retorno sem toque na parede) é permitido em contato com a área vermelha (1m da rede) seja antes o depois do batido.

Voleio

Após a colocação do jogo do serviço um jogador não poderá bater na bola aérea após a primeira devolução. A partir deste momento a bola poderá ser voleiada por qualquer jogador e com qualquer parte do corpo, com exceção dos braços, antebraços e mãos, enquanto ele estiver em contato com a chamada zona vermelha (1 m a partir da rede).